A vacinação antirrábica está de volta em 2025, em São Fidélis. Neste sábado, dia 18/01, as equipes da Vigilância em Saúde estarão nas localidades rurais de Valão dos Milagres e Barro Branco para realizar a imunização de cães e gatos.
A aplicação da vacina acontece das 8h às 14h, nas Unidades Básicas de Saúde das respectivas localidades.
É importante salientar que não será distribuída a dose para que o proprietário vacine os animais em casa. Os pets deverão estar de coleira, guia ou caixa de transporte, não podendo ter menos de 04 meses de idade, tampouco estar gestante ou doente.
Os tutores precisam ser maiores de 18 anos e devem segurar seus animais durante a aplicação.
Segundo o superintendente da Vigilância Sanitária, Damian Wander, em 2024 foram vacinados mais de 3.500 animais.
“Nós fizemos um trabalho em diversos bairros da cidade, em horários diferenciados para que a população tivesse a oportunidade de levar os animais para serem imunizados. Pedimos à população do entorno dessas localidades que leve os cães e gatos para que consigamos prevenir a raiva animal em nosso município”, explica Damian.
Sobre a doença
A raiva animal é uma zoonose, doença transmitida do animal para o homem, principalmente pela saliva, através de mordidas ou arranhaduras.
Os principais sintomas em animais são:
Mudança de comportamento
Agressividade
Salivação excessiva
Prostração
Falta de apetite
Paralisia
Para prevenir a raiva, é importante vacinar os animais anualmente. O paciente mordido deve receber a primeira dose da vacina antirrábica o mais rápido possível, que é oferecida pelo SUS.
No Brasil, a raiva em cães e gatos está sob controle, mas é importante manter as ações de prevenção e vigilância para evitar novos surtos.
Deixe um comentário