Cartão alimentação é oferecido para pacientes com tuberculose

Pacientes diagnosticados com tuberculose em São Fidélis agora contam com um benefício aguardado por muito tempo: o ticket alimentação. O cartão possui um saldo de 250 reais, recarregável todos os meses e estará disponível para o paciente em tratamento.


O índice de abandono ainda é considerado alto, já que o tratamento é longo, durando de 6 a 12 meses, e precisa de uma rotina diária.
“O Ministério da Saúde preconiza que o tratamento seja diretamente observado, ou seja, o agente comunitário de saúde deve estar presente no momento em o que o paciente ingere a medicação. Quando o paciente não mantém a rotina de tomar os antibióticos, é preciso recomeçar o tratamento”, explica Rossini Almeida, coordenador do Programa Municipal de Tuberculose.


A tuberculose é uma doença contagiosa, transmissível por meio de gotículas e uma pessoa pode contaminar outras quinze. Todo o tratamento é fornecido e acompanhado pelo SUS. O benefício visa ser um incentivo para que os pacientes finalizem o tratamento.


“Esperamos que a chegada do cartão diminua o índice de abandono e os pacientes finalizem o tratamento, pois, apesar de ser muito contagiosa, a tuberculose tem cura. Qualquer pessoa que apresentar tosse persistente deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima da sua residência e solicitar informações. Estamos prontos para atender a todos”, finaliza Rossini.


Publicado

em

,

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.