1ª Conversa Rural de São Fidélis sobre a Agricultura Sustentável

No dia 15 de maio, a sede da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do distrito de Boa Esperança, em São Fidélis, sediou a 1ª Conversa Rural de São Fidélis, um evento dedicado à Agricultura Sustentável.O encontro reuniu cerca de 40 participantes, incluindo produtores rurais, representantes de sindicatos e associações do setor, secretarias municipais, além de órgãos como Emater-Rio, INEA, Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Unacoop, instituições de pesquisa e membros do povo indígena Puri-Coroados. Houve também a presença de representantes de outros municípios. OrganizaçãoO evento foi organizado pelo Parque Estadual do Desengano – Subsede São Fidélis, Emater-Rio e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de São Fidélis, e da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do distrito de Boa Esperança. Temas em Destaque:A programação abordou temas essenciais para a transição ecológica da produção agrícola e o desenvolvimento sustentável: Motivação e Objetivo: A iniciativa do evento surgiu no âmbito do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de São Fidélis. A preocupação central foi o recente relato do uso de drones para pulverização de agrotóxicos em propriedades rurais vizinhas ao Parque Estadual do Desengano (PED). Essa prática gerou grande apreensão entre os agricultores, que reconhecem a importância vital da preservação dos recursos naturais de suas propriedades para o desenvolvimento agrícola local. Com isso, a Conversa Rural foi idealizada com o objetivo de conscientizar e incentivar os agricultores do entorno do PED a adotarem a transição ecológica, migrando para um modelo de agricultura com o menor impacto possível à natureza. Essa mudança não beneficia apenas a conservação ambiental, mas garante também o consumo de alimentos mais saudáveis para toda a população.

Idosos do CEDAMI de Pureza participaram de oficina de artesanato

Fibras de bananeira e folhas secas, que seriam descartadas, são a matéria prima para a confecção de diversas peças de artesanato, na oficina ministrada pelo artesão Cláudio Panisset. Os alunos são os idosos do CEDAMI de Pureza. O projeto é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social que, ao longo de um mês, proporcionaram aos referenciados o curso “Bioartesanato: transformando fibras naturais em oportunidades”. “Além de valorizar o artesanato sustentável, geramos novas perspectivas até mesmo de renda para os participantes”, afirma o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Said Júnior. A capacitação contou com a participação de 10 idosos, que, sob a orientação do artesão, aprenderam técnicas criativas utilizando fibras naturais e reaproveitando materiais recicláveis como latinhas e garrafas PET. O resultado foi uma gama de peças de decoração como cestas, arranjos de flores e objetos exclusivos, transformando o que seria descartado em arte, utilidade e possibilidade de renda extra. “Ficamos impressionados com a qualidade e a beleza das peças que foram produzidas em pouco tempo de oficina. Além de estimular a parte cognitiva, oficinas como a de artesanato elevam a autoestima dos idosos, o que contribui com diversas áreas da vida pessoal”, finaliza a secretária municipal de Assistência Social, Fernanda Eccard.

Cerimônia de premiação do Concurso de Fotografias “Um Olhar Sobre o Meio Ambiente” será no dia 29 de julho

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental de São Fidélis convida toda a população para prestigiar a cerimônia de premiação do Concurso de Fotografias “Um Olhar Sobre o Meio Ambiente – fauna e flora fidelenses”, que será realizada no dia 29 de julho de 2025, às 18h30, no Cine Teatro Jayme Coelho.As fotografias inscritas estão atualmente em fase de avaliação pela comissão julgadora. O concurso, lançado no último 05 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, contou com a participação de moradores de São Fidélis a partir de 16 anos de idade, que registraram em suas lentes a riqueza natural do município.Os autores das melhores imagens receberão premiações em dinheiro: R$ 1.000,00 para o 1º lugar, R$ 500,00 para o 2º lugar e R$ 300,00 para o 3º lugar.A cerimônia será aberta ao público e promete ser um momento de celebração da arte e da preservação ambiental, reunindo participantes, familiares e amantes da fotografia e da natureza. 📌 Cerimônia de premiação do Concurso de Fotografias “Um Olhar Sobre o Meio Ambiente – fauna e flora fidelenses”📅 Data: 29 de julho de 2025⏰ Horário: 18h30📍 Local: Cine Teatro Jayme Coelho – São Fidélis🎖 Premiação: 1º lugar – R$ 1.000,00 | 2º lugar – R$ 500,00 | 3º lugar – R$ 300,00✅ Entrada franca

Inscrições abertas para o projeto Guarda-Parque Mirim em São Fidélis

A subsede do Parque Estadual do Desengano, em São Fidélis, está com inscrições abertas para o projeto Guarda-Parque Mirim, uma iniciativa que alia aprendizado e experiência prática na preservação ambiental. Podem participar crianças e adolescentes de 12 a 16 anos, com vagas limitadas. O projeto será realizado de 21 a 24 de julho, oferecendo aulas teóricas e práticas sobre segurança em trilhas, noções de combate a incêndio, primeiros socorros, práticas corretas dentro de unidades de conservação e muito mais. A programação busca despertar a consciência ambiental e o senso de responsabilidade dos participantes, preparando-os para serem multiplicadores de boas práticas. A ação conta com o apoio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Ambiental e de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca, além da Superintendência Municipal de Defesa Civil. As inscrições devem ser feitas até o dia 21 de julho, presencialmente, na subsede do Parque Estadual do Desengano, localizada no Horto Municipal de São Fidélis.

Inscrições abertas para o 1º Concurso de Fotografias da fauna e flora fidelense

A Prefeitura de São Fidélis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, anuncia o lançamento do 1º Concurso de Fotografias – “Um olhar sobre o Meio Ambiente: fauna e flora fidelenses”. As inscrições estão abertas até o dia 23 de junho e podem ser feitas online pelo link: 👉 https://forms.gle/SXaNGVQ6W7SL1QMz8 O concurso tem como objetivo valorizar a biodiversidade local e estimular o olhar artístico e consciente dos moradores sobre o meio ambiente da cidade. Quem pode participar? Para menores de idade, será exigido o preenchimento do Termo de Autorização assinado pelo responsável legal. 📄 Baixe o Termo de Autorização aqui: Clique para acessar o PDF📄 Baixe o Regulamento: Clique para acessar o PDF 🏆 Premiação Os três primeiros colocados serão premiados em dinheiro: As fotografias inscritas serão avaliadas por uma banca técnica com base em beleza, criatividade e originalidade. 📜 Regulamento O regulamento completo e o link de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura: 👉 www.saofidelis.rj.gov.br Participe e compartilhe o seu olhar sobre as belezas naturais de São Fidélis!Prefeitura de São Fidélis — Tempo de realizar.

Acessibilidade