Foi marcado na última segunda-feira, 05/05 , um novo tempo para a educação de São Fidelis. Foi iniciado o projeto Escola em Tempo Integral para 100 alunos do 1° ao 5º ano, da Escola Municipal Albertino Nascimento (EMAN), no distrito de Colônia.
Os alunos que tinham uma carga horária de 20 horas semanais passam agora a cumprir 35 horas de atividades na escola onde serão oferecidos temas de enriquecimento curricular como educação financeira, musicalização, orientação de estudo, oralidade , inglês, entre outros.
“Nossa intenção é estender o horário dos alunos mas não para que apenas fiquem mais tempo na escola e sim para desenvolverem habilidades que farão total diferença no futuro. Estamos orgulhosos de colocar em prática um projeto tão grandioso”, explica a coordenadora do projeto, Ana Paula Ribeiro.
Uma cerimônia de lançamento foi realizada na quadra do distrito, com a presença de autoridades, como o prefeito José William, vereadores, secretários municipais, além da comunidade escolar e de moradores .
A escola foi escolhida para ser implantado o projeto piloto, mas a intenção é de que seja inaugurado em outras unidades.
“Nosso planejamento é começar com os anos iniciais do Ensino Fundamental, mas em breve estender para as turmas de 6° ao 9° ano e também para outras escolas. Temos a certeza de que este será um marco na educação do município “, afirma o secretário municipal de educação, Jonatas Silva.
Artigo sobre o projeto foi um dos 10 trabalhos selecionados na região Sudeste para compor e-book
O projeto já conta com uma importante conquista. O artigo intitulado “Política de Educação em Tempo Integral no Município de São Fidélis/RJ: reflexões sobre o processo de construção participativa”, de autoria da professora Supervisora Clarissa Poubel, coautoria da coordenadora do projeto Ana Paula Ribeiro e da gestora Lívia Malafaia , foi selecionado para compor o e-book do Curso de Formação Continuada de Secretários e Equipes Técnicas de Secretarias de Educação no âmbito do Programa Escola em Tempo Integral (ETI) – Região Sudeste.
“Dentre tantas produções e avaliações realizadas em toda a região Sudeste, apenas 10 trabalhos foram escolhidos, e estar entre eles é uma honra”, afirma Ana Paula.
Esse reconhecimento reafirma a importância da escuta, da construção coletiva e do compromisso com uma educação pública de qualidade, mais equitativa e mais conectada com as realidades locais. Em especial, este artigo traz reflexões sobre o processo participativo na implementação da política de tempo integral em São Fidélis/RJ, um caminho que vem sendo trilhado com diálogo, esforço e dedicação.